Rádiotelescópio revela segredos de buraco negro gigante




Utilizando 10 rádiotelescópios, espalhados por uma área de 8.000 quilômetros, mas funcionando como se fossem um único instrumento, cientistas fizeram a mais clara observação direta já feita da região mais interna de um buraco negro.

A partir de suas observações, os astrônomos descobriram fortes evidências que confirmam a teoria atual sobre enormes jatos de partículas emitidos por buracos negros gigantes.

Esses jatos de partículas são ejetados seguindo uma trajetória em formato de parafuso, um movimento causado por campos magnéticos que, ao interagirem, criam uma rota helicoidal a partir das proximidades do núcleo do buraco negro.

"Nós conseguimos a visão mais clara já obtida da porção mais interna do jato, onde as partículas são realmente aceleradas, e tudo o que nós vimos suporta a idéia de que campos magnéticos helicoidais, trançados, estão empurrando o material para fora. Este é um avanço importante em nosso entendimento de um processo extraordinário que ocorre por todo o Universo," explicou o professor Alan Marscher, coordenador da pesquisa.

0 comentários: